top of page

VI Seminário a língua portuguesa na educação, na literatura e na comunicação



Em novembro de 2022, o Projeto LER participou do VI Seminário a Língua Portuguesa na educação, na literatura e na comunicação, promovido pela Câmara Brasileira do Livro, por meio da Comissão para a Promoção de Conteúdo em Língua Portuguesa (CPCLP) e pelo Serviço Social do Comércio, contou com a parceria do Instituto Camões e da Universidade Presbiteriana Mackenzie. O evento abordou a temática “A língua Portuguesa sem fronteiras” por meio de debates e conferências de especialistas do Brasil, da África e de Portugal, além de representantes do ensino da língua portuguesa na América Latina e nos EUA.

As mesas de debate abordaram acerca da forma da língua portuguesa como instrumento de acolhimento; como ferramenta em ações no exterior no âmbito da literatura, para a promoção da língua; como oportunidade de desenvolvimento da escrita profissional em escolas públicas; como movimento de expansão no mundo globalizado, pelo seu ensino na América Latina e EUA; bem como por formas diversificadas de expressão cultural, como em outras artes em inter-relação com o fazer literário.

O Projeto LER, representado pela Profa. Sandra Cavalcante, foi apresentado na mesa referente aos projetos que trabalham o português como língua de acolhimento para indivíduos em situação de refúgio, como forma de inclusão. Além da professora do Departamento de Pós-Graduação em Letras do Instituto de Ciências Humanas da PUC Minas, contavam com a participação do analista de relações institucionais no Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados, Marcelo Lemos e a coordenadora do Projeto Educação no Instituto de Reintegração do Refugiado, Giselda Pereira.


5 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page