
O

"Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas.
Pessoas transformam o mundo."

Quem somos
“(…) a leitura da palavra não é apenas precedida pela leitura do mundo,
mas por uma certa forma de “escrevê-lo” ou de “reescrevê-lo.”
Paulo Freire (1989)
Somos uma comunidade intercultural de aprendizagem. Nessa comunidade, o ensino da língua portuguesa e da cultura brasileira se dá pela convivência afetiva; pelo cultivo da amizade e do interesse recíprocos no bem estar do outro; pelo compromisso com o processo de inserção cultural e de emancipação social de cada um daqueles que participam do projeto. Estamos aqui para compartilhar as dificuldades, mas também os sonhos, os desejos, as conquistas diárias de cada um.
Nosso trabalho se realiza com base em princípios de uma EDUCAÇÃO HUMANISTA. Inspirados na Pedagogia de Paulo Freire, acreditamos que a educação deve ser uma experiência humana, orientada pelo afeto e para a PRÁTICA DA LIBERDADE.
Entre as ações que desenvolvemos, estão aquelas que assumem a cidade como espaço de aprendizagem e o uso das tecnologias da informação e da comunicação como importante estratégia para a interação social.
Todas as nossas ações pedagógicas baseiam-se no exercício da autonomia pessoal, no reconhecimento dos talentos e aptidões, na inclusão e emancipação de pessoas refugiadas e migrantes que desejam ou necessitam aprender a língua portuguesa para viver no Brasil.
Nossas ações integram a agenda internacional da defesa dos Direitos Humanos e da Cultura da Paz.
O que fazemos
Vivemos juntos, cotidianamente, o espírito de uma comunidade intercultural de aprendizagem que tem em comum o desejo da aprendizagem do Português, da cultura brasileira, e a partilha dos diferentes conhecimentos e experiências das línguas e culturas que trazemos na bagagem. Em nossa comunidade, desenvolvemos habilidades de leitura e escrita de textos em diferentes linguagens, contextos, gêneros, suportes e mídias. Em todas as nossas ações, cultivamos o espírito da roda.
Nossas ações pedagógicas se definem pela prática contextualizada da leitura e da escrita de textos de natureza diversa, de forma a atender os concretos objetivos comunicativos dos participantes, em sua inserção social e cultural na cidade que os acolhe.
Nossos encontros, presenciais e on-line, são um espaço de aprendizagem coletiva, colaborativa e ativa. Nesse espaço, aprendemos todos os nele nos encontramos.
Nossas práticas de leitura e de escrita, de fala e de escuta são planejadas e realizadas com base nas experiências culturais, nas aptidões pessoais e nas concretas demandas sociais dos participantes do projeto.
As ações pedagógicas que desenvolvemos estão fundamentadas nos quatro pilares da Educação para o século XXI da UNESCO: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver juntos e, dessa forma, aprender a ser.

As experiências de aprendizagem que vivenciamos são desenvolvidas com base no “espírito da roda”, em tempos e espaços dedicados ao “fazer para aprender” juntos, nos mais diversos contextos.
No espírito da roda, colaborativamente, vivenciamos práticas de leitura e de escrita que permitem compartilhar e ampliar nossa compreensão sobre a realidade em que nos inserimos (social, cultural, sócio-emocional); agir de forma criativa e protagonista no meio em que vivemos; conviver de forma colaborativa nas mais diversas atividades sociais.
Nossas experiências de aprendizagem partem do desejo, das concretas necessidades e do centro de interesse das crianças e adolescentes, jovens, adultos e idosos, em situação de migração e refúgio de diferentes nacionalidades que integram nossa comunidade.
As ações pedagógicas e culturais que desenvolvemos em comunidade se organizam em cinco frentes:
-
Frente Pedagógica (Ensino de Português como Língua de Acolhimento - PLAc) ;
-
Frente de Arte e cultura;
-
Frente de Desenvolvimento Humano e Social;
-
Frente de Documentação e Pesquisa;
-
Frente de Comunicação.
Para atingir os nossos objetivos, realizamos atividades de leitura e escrita, individual e coletiva, de textos de natureza diversa, em diferentes mídias. Assim, realizamos atividades de leitura crítica e reflexiva de textos jornalísticos, instrucionais, informativos e literários, entre outros. Além disso, a produção de textos, orais e escritos, de natureza diversa, tais como apresentação pessoal, entrevista, carta, e-mail, pequenas crônicas, entre outros que se fizerem possíveis, necessários, desejados.
Como fazemos
Nosso time (em 2025)

