Sobre o Projeto LER

Todos somos migrantes. Alguns cruzam fronteiras”

Somos um projeto de extensão universitária, de natureza transdisciplinar, desenvolvido pelo Programa de Pós-graduação em Letras da PUC Minas, que visa à interação e à emancipação social de crianças, jovens e adultos, em situação de refúgio e migração, na sociedade brasileira, através de ações de Educação, Arte e Cultura. Desde a sua origem, em 2018, o projeto assume os valores e a dinâmica de uma comunidade intercultural de aprendizagem e visa somar esforços acadêmico-científicos para o cumprimento dos Objetivos Globais para o Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pelas Nações Unidas para 2030.

89765222_587573368500869_8677935955044204544_n.jpg

Quem somos

“(…) a leitura da palavra não é apenas precedida pela leitura do mundo, mas por uma certa forma de “escrevê-lo” ou de “reescrevê-lo.”

 

Paulo Freire (1989)

Somos uma comunidade intercultural de aprendizagem. Nessa comunidade, o ensino da língua portuguesa e da cultura brasileira se dá pela convivência afetiva; pelo cultivo da amizade e do interesse recíprocos no bem estar do outro; pelo compromisso com o processo de inserção cultural e de emancipação social de cada um daqueles  que participam do projeto. Estamos aqui para compartilhar as dificuldades, mas também os sonhos, os desejos, as conquistas diárias de cada um.

Nosso trabalho de ensino do Português como língua adicional, para migrantes e refugiados, se realiza com base em princípios da EDUCAÇÃO HUMANISTA. Inspirados na Pedagogia Paulo Freire, acreditamos que a educação deve ser uma experiência humana, orientada pelo afeto, para a PRÁTICA DA LIBERDADE.

Em termos metodológicos, nossas ações têm forte inspiração na Pedagogia do Bom senso, do pedagogo francês Célestin Freinet. Entre essas ações, estão aquelas que assumem o espaço público como espaço de aprendizagem e o uso das tecnologias da informação e da comunicação como importante estratégia para a interação social.

Todas as nossas ações pedagógicas baseiam-se na defesa do exercício da autonomia pessoal, no reconhecimento dos talentos e aptidões, na inclusão e emancipação de refugiados e migrantes que desejam ou necessitam aprender a língua portuguesa, como forma de se inserir social e culturalmente no Brasil.

Nesse sentido, nos associamos à agenda internacional de defesa dos Direitos Humanos e da Cultura da Paz

 

O que fazemos

Vivemos juntos, cotidianamente, o espírito de uma comunidade intercultural de aprendizagem que tem em comum o desejo da aprendizagem da língua portuguesa, da cultura brasileira, e a partilha dos diferentes conhecimentos e experiências linguísticas e culturais que trazemos na bagagem. Nessa comunidade, realizamos ações que cooperam para o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita de textos em diferentes contextos, gêneros, suportes e mídias. Em todas as nossas ações, cultivamos o espírito da roda. 

Nossas ações pedagógicas se definem pela prática contextualizada da leitura e da escrita de textos de natureza diversa, de forma a atender os concretos objetivos comunicativos dos participantes, em sua inserção  social e cultural na cidade que os acolhe.

Nossos encontros, presenciais e virtuais, são um espaço de aprendizagem coletiva, colaborativa e ativa. Nesse espaço, aprendemos todos, os participantes, os professores e os estudantes que nele atuam.

Nossas práticas de leitura e de escrita, de fala e de escuta, em português, são planejadas e realizadas com base nas experiências culturais, nas aptidões pessoais e nas demandas sociais, culturais  e linguísticas dos participantes do projeto.

 

Entre as ações pedagógicas e culturais que desenvolvemos, estão:

  • oficinas de leitura e de escrita;

  • produção de material didático inédito;

  • jogos e dinâmicas de aprendizagem gramatical;

  • reflexão sistemática sobre direitos de cidadania;  

  • aulas-passeio em espaços públicos;

  • minicursos;

  • cineclube;

  • rodas de conversa;

  • clube de leitura;

  • sarau.

 
 

As ações pedagógicas que desenvolvemos estão fundamentadas nos quatro pilares da Educação para o século XXI propostos pela UNESCO: aprender a conhecer, aprender a  fazer, aprender a conviver juntos e, dessa forma, aprender a ser. 

As experiências de aprendizagem que vivenciamos são desenvolvidas com base no “espírito da roda”, em tempos e espaços dedicados ao “fazer para aprender” juntos, em oficinas.

Na roda, colaborativamente, vivenciamos práticas de leitura e de escrita que permitem compartilhar e ampliar nossa compreensão sobre a realidade em que nos inserimos (social, cultural, sócio-emocional); agir de forma criativa e protagonista no meio em que vivemos; conviver de forma colaborativa nas mais diversas atividades sociais. 

As experiências vivenciadas, nesse espírito, estabelecem estreita relação com as necessidades e o centro de interesse dos migrantes e refugiados de diferentes nacionalidades que integram essa comunidade intercultural de aprendizagem.

Para atingir os nossos objetivos, todas as ações pedagógicas desenvolvidas pressupõem a realização de atividades de leitura e escrita, individual e coletiva, de textos de natureza diversa, em diferentes mídias. Nesse sentido, são realizadas atividades de leitura crítica e reflexiva de textos jornalísticos, instrucionais, informativos e literários, entre outros. Além disso, a produção de textos, orais e escritos, de natureza diversa, tais como apresentação pessoal, entrevista, carta, e-mail, pequenas crônicas, entre outros que se fizerem possíveis, necessários, desejados. 

O Projeto LER prevê, ainda, a inserção dos participantes em ações pedagógicas que privilegiam a linguagem audiovisual, com o objetivo de aprofundar a sensibilidade estética e ampliar o capital cultural dos participantes. Nesse sentido, o projeto prevê a realização de exercícios, oficinas e minicursos de produção e edição de fotografia, vídeo-mobile e podcast. 

Como fazemos

Josiane.png

Josiane Militão

Professora do Projeto LER

Camila.png

Camila Ayala

Extensionista - Letras/Direito

Eduarda.png

Eduarda Balmant

Extensionista - Letras

João.png

João Scarano

Extensionista - Cinema

 

Luzia.png

Luzia Werneck

Professora do curso de Pedagogia, PUC Minas - Voluntária

Sabrina.png

Sabrina Vicentini

Doutoranda - PPG PUC Minas

Sandra.jpeg

Sandra Cavalcante

Professora do Projeto LER

Catarina.png

Catarina Flister

Doutoranda - PPG Letras

PUC Minas

Fernanda.png

Fernanda Santos

Extensionista -

Relações Internacionais/Direito

José Miguel.png

José Miguel

Extensionista - Psicologia

Marcela.png

Marcela Almeida 

Extensionista - Pedagogia

Sarah.png

Sarah Carvalho

Extensionista - Letras

Allana.png

Allana Magalhães

Extensionista - Cinema

WhatsApp Image 2021-12-08 at 3.48.16 PM.jpeg

Christina Fiorio

Extensionista - Arquitetura e Urbanismo

Igor.png

Igor Athayde

Extensionista - Letras

Lohainy.jpeg

Lohainy Santos

Extensionista - Pedagogia

WhatsApp Image 2021-12-08 at 3.22.43 PM.jpeg

Pamella Barcelos

Extensionista - Letras

Sofia.png

Sofia Soares

Extensionista - Direito

Amanda.png

Amanda Valadão

Extensionista - Letras

Cristina.png

Cristina Borges

Extensionista - Pedagogia/Jornalismo

Jéssica.png

Jéssica Jesus

Extensionista - Letras

Luiz Gustavo.png

Luiz Gustavo

Extensionista - Letras

Roberto.png

Roberto Carlos

Extensionista - Letras

Tamara.png

Tamara Miranda

Extensionista - Pedagogia

 

Conheça a equipe

Parcerias

brasao_proex_ppgl_2020.png
camoes.png
Serviço_Jesuita_Migrantes_Refugiados_Brasil-sem-fundo.png
CSVM-removebg-preview.png
WhatsApp_Image_2021-12-08_at_4.23.44_PM__1_-removebg-preview.png

Parcerias

 

Apoio

site-projeto-ler-marcas-de-parceiros-amarelourca.png