CONHEÇA
Nossas Atividades
O Projeto LER se estrutura em diversas frentes de atuação, desde a promoção de oficinas de leitura e escrita em língua portuguesa - na perspectiva do Português como Língua de Acolhimento - até a organização de eventos como saraus e clubes de leitura.
Português como
Língua de Acolhimento
Na perspectiva do ensino e da aprendizagem do Português como Língua de Acolhimento, o Projeto LER promove oficinas para adultos migrantes e refugiados, voltadas à prática contextualizada das quatro competências linguísticas: escuta, fala, leitura e escrita. Nessas oficinas, trabalhamos com textos de natureza diversa, produzidos em língua portuguesa, de modo a atender às necessidades comunicativas dos aprendizes, dialogando com as urgências de sua integração cultural e emancipação social no Brasil, país de acolhimento
Atividades pedagógicas com crianças e adolescentes
O Projeto LER com crianças e adolescentes nasce da necessidade de participantes adultos com filhos, que só conseguiriam se engajar com total entrega se as crianças estivessem bem cuidadas. As interações e os diálogos com os menores de 15 anos e suas famílias foi transformando essa frente em uma ação potente de construção de aprendizagens, num espaço multietário e intercultural, que visa o fortalecimento da autoestima e autoconhecimento de seus participantes, por meio de brincadeiras, interações socioculturais e vivência de diferentes situações.
Cineclube
O Cineclube é um espaço de encontro e diálogo a respeito de produções cinematográficas. Neste espaço, buscamos aprender mais sobre a linguagem cinematográfica e nos conectar com filmes produzidos em outros países e culturas, em uma experiência sem fronteiras.
Círculos de Partilha
Os “Círculos de partilha de vida” são encontros de diálogo, reflexão e acolhimento, pensados e construídos pelos próprios participantes em um espaço seguro para a partilha de experiências. As temáticas do grupo serão afins à experiência da migração e do refúgio, partindo de valores freireanos para acolhimento e construção de percursos de aprendizagem e integração social da comunidade de migrantes e refugiados/as.
Núcleo de orientação jurídica
Visando à defesa dos direitos humanos e dos direitos básicos universais, a Equipe de Orientação Jurídica do Projeto Ler tem como intuito auxiliar os migrantes através de consultoria básica e assistência jurídica nas mais variadas áreas do Direito, promovendo uma escuta qualificada dos participantes e encaminhando as demandas aos órgãos e setores responsáveis.