top of page

Apresentação no IV Congresso Internacional de Pedagogia, Educação, Justiça e Direitos (UCP - Braga)

Atualizado: 8 de mai. de 2023




Nos dias 10 a 12 de fevereiro de 2022, o Projeto LER participou do IV Congresso Internacional de Pedagogia, Educação, Justiça e Direitos Humanos, promovido pela Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica Portuguesa.

O evento acadêmico tinha como principal objetivo possibilitar a exposição e o debate de estudos e pesquisas relacionados ao lugar e o papel da educação na promoção e concretização da justiça social, cultural e política, bem como dos direitos humanos a partir de uma perspectiva crítica e transformadora.

O Projeto LER representado pelas estudantes de Pedagogia Cristina Borges Guimarães e Tamara Miranda e a Profa. Sandra Cavalcante, em uma seção paralela foi apresentado a pesquisa intitulada “Uma experiência educativa remota brasileira com crianças e adolescentes migrantes e refugiados”.

A pesquisa se baseia nas atividades educacionais e culturais promovidas pelo projeto, de forma remota, durante a pandemia do SARS-CoV2. Mesmo com os desafios decorrentes do isolamento social, foi possível constatar a busca e o interesse por parte das famílias em situação de migração e refúgio atendidas, algo que refletiu no aumento do número de crianças e adolescentes participantes. Esses aspectos impactam a qualidade das interações em nossa comunidade, evidenciando a importância do princípio da convivialidade intercultural no processo de aprendizagem da Língua Portuguesa e da Cultura Brasileira.




24 visualizações0 comentário
bottom of page